segunda-feira, 18 de abril de 2011

Motor de Partida ou Alternador?

PARTIDA:
Para a maioria das pessoas, quando o veículo começa a apresentar algumas falhas ou até mesmo pára de vez, surge a grande dúvida: É Motor de Partida ou Alternador?
Pode até ser problema de bateria também, mas isso só será identificado com exatidão por um eletrecista capacitado.

E hoje vou falar um pouquinho sobre os dois: Motor de Partida e Alternador, afinal, informações nunca é demais!

O motor de partida, também conhecido como motor de arranque é responsável pela partida do seu véiculo. Seu princípio de funcionamento é inverso ao do alternador, uma vez que ele transforma energia elétrica da bateria em energia mecânica, para acionamento do motor do automóvel.
Quando o condutor gira a chave do veículo totalmente, o motor de partida é acionado e mantido em funcionamento até que a chave se solte.
A alimentação de energia elétrica no motor de partida é feita diretamente por um cabo ligado a bateria.

CUIDADOS COM O MOTOR DE ARRANQUE:
Ele consome muita energia e foi desenvolvido para funcionar por um curto período de tempo, portanto acione ele apenas dez segundos durante cada tentativa de partida e espere mais de trinta segundos entre uma tentativa e outra. Estas medidas permitem aumentar a vida útil de qualquer tipo de motor de arranque, se for exigido demais ele estraga facilmente.

Esta peça funciona apenas por alguns segundos durante a partida e, depois, não é mais utilizada, pode-se dizer que é um componente de baixíssima manutenção e alta durabilidade, principalmente em carros novos. Porém, também podem apresentar defeitos que, em geral, estão ligados à má utilização.
Entre as situações mais comuns que geram danos ao motor de arranque, estão as seguintes:
1 - Insistência em manter o motor de partida funcionando quando o motor não pega.
2 - Acionamento do motor de arranque quando o motor já está funcionando.

Quando é necessário que o motor de partida mantenha-se acionado por mais de 10 segundos, significa que há algum problema dificultando a ignição do motor principal do carro. Insistir com o motor de partida, pode causar superaquecimento e a consequente queima dos componentes internos, principalmente o Induzido. Geralmente estes problemas podem estar ligados ao combustível (ou a falta dele), bobina de ignição ou velas de ignição.

É comum, também, que o motorista venha a acionar acidentalmente o motor de arranque quando o motor já está funcionando. Isto acaba forçando o motor de partida a girar em altíssimas rotações, podendo danificar componentes como rolamentos, ou pancadas fortes em sua carcaça, causando mal contato dos componentes.

UM MOTOR DE ARRANQUE É COMPOSTO POR:
* Induzido (3) - (Geralmente a peça mais cara do motor de arranque);
* Automático / Solenóide(6);
* Bobina de Campo(4);
* Bendix(2);
* Mancal(1);
* Escovas(5).


O orçamento de um motor de arranque só é realizado depois de aberto e de ter verificado quais dessas peças deverão ser trocadas.

Aqui vai uma dica da Mizuho: Sempre que ouvir qualquer barulho diferente ao dar partida em seu veículo, procure uma Auto Elétrica!
Não ignore qualquer barulho ou deixe que ele passe despercebido, pois fazendo isso, você evitará danos maiores, poderá fazer uma grande economia e o principal, não ficará na mão!


ALTERNADOR:
Acionado pelo motor do veículo no momento da ignição, através de uma correia sincronizadora, o alternador é responsável pela produção de energia elétrica. Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, é o alternador, e não a bateria, quem alimenta todos os consumidores elétricos durante o funcionamento do veículo. Consequentemente é ele também, o responsável por recarregar a bateria.

O seu nome é uma referencia ao tipo de corrente produzida. Esse produto funciona de acordo com o fundamento da indução eletromagnética: a corrente elétrica flui através do rotor criando um campo magnético que induz a movimentação dos elétrons nas bobinas do estator, resultando em uma corrente alternada.
Os automóveis operam com corrente contínua, por isso, em alternadores automotivos, existe a adição de dois componentes fundamentais: a placa retificadora (retificador), que transforma a corrente alternada em contínua, e o regulador de tensão, responsável pelo controle da tensão produzida.

O ALTERNADOR TEM TRÊS FUNÇÕES FUNDAMENTAIS:
1 - Carregar a bateria;
2 - Fornecer energia elétrica para limentar os componentes elétricos e eletrônicos do veículo;
3 - Poupar energia armazenada na bateria, quando o motor está em funcionamento.

CUIDADOS:
Algumas medidas podem ajudar a conservar o alternador e aumentar sua durabilidade. Portanto, é conveniente conferir, pelo menos a cada seis meses, o estado da correia que o movimenta (conhecida como correia do alternador) e se ela não está nem muito esticada, nem muito frouxa;
Verificar se a polia está trincada ou descascada;
Se o alternador está bem preso ao esticador;
Se os terminais (plugues) estão bem presos;
E se as buchas dos mancais (tampas) não estão desgastadas.
Todos esses procedimentos podem ser realizados em uma Auto Elétrica de sua confiança e sem a necessidade de abrir o alternador, ou seja, isso é o que chamamos de "Manutenção Preventiva", bom pra você e bom para o seu bolso!

UM ALTERNADOR É COMPOSTO POR:
* Estator;
* Rotor;
* Placa de Diodo/Retificadora;
* Regulador de Tensão;



PRINCIPAIS FUNÇÕES:
* Proporciona partidas sempre seguras.
* Sensor de carga de bateria evita desgaste prematuro.
* Monitora o sistema de injeção eletrônica dos veículos mais modernos: Gasolina, Diesel e Flex.
* Gerenciamento eletrônico evita picos de tensão no sistema.
* Evita os conhecidos picos de varga que desequilibram o motor e aumenta o consumo de combustível.
* Proteção térmica preserva o alternador e seus componentes em caso de superaquecimento.